O cuidado com a manutenção ou melhora da aparência física envolve uma variedade cada vez maior de especialistas profissionais, seja na área médica, fitness ou fisioterapêutica. Dentre os recursos utilizados, a corrente russa ou eletroestimulação neuromuscular (EENM) tem proporcionado resultados satisfatórios em tratamentos estéticos, principalmente no que diz respeito ao fortalecimento e flacidez muscular.
Os músculos são formados por conjuntos de células alongadas denominadas de fibras musculares, classificadas em duas categorias principais: as fibras do tipo I e II. Vários fatores podem influenciar a quantidade do tipo de fibras existentes, dentre eles a genética, níveis normais de sangue e a prática de exercícios. Sendo assim as fibras musculares possuem grande capacidade de se hipertrofiar, por isso o exercício físico promove o aumento da massa muscular e a força muscular aumenta conforme o aumento da massa muscular. Ao contrário disto, a flacidez muscular refere-se a diminuição do tônus muscular, estando o músculo pouco consistente. A flacidez é uma “sequela” causada por vários fatores ocorridos ao longo dos anos como inatividade física, emagrecimento demasiado, envelhecimento, dentre outros. Nesses casos os músculos tornam-se flácidos. A musculatura perde a tonicidade e sem contornos definidos as fibras musculares tornam-se atrofiadas e flácidas.
A eletroestimulação que o aparelho promove é capaz de agir tanto sobre as fibras brancas responsáveis pela velocidade, quanto sobre as vermelhas, de sustentação. Atualmente a corrente russa pode oferecer uma frequência de 2.000Hz a 10.000 Hz, com pulso podendo variar de 50 a 250 microssegundos. A corrente pode ser definida como uma corrente alternada de média frequência, que pode ser modulada por burts “rajadas” utilizadas como exercícios motores.
Com a eletroestimulação russa, podemos conseguir um bom resultado será necessário o terapeuta levar em consideração as características, tempo de contração e de repouso, mapa dos pontos motores, grau da flacidez a ser tratada e tempo de aplicação. Portanto, para obter um bom resultado, você deve passar por uma avaliação criteriosa e observar a evolução do tratamento.
OUTROS TRATAMENTOS








